SOBRE A FUNDAÇÃO

O início das Misericórdias em Portugal teve como impulsionadora a Rainha D. Leonor, esposa de D. João II, e fundou a Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas a 10 de Setembro de 1551.

No ano de 1879 projetou-se um edifício onde faria parte a Farmácia da Misericórdia com a função de comércio a retalho de produtos farmacêuticos, em estabelecimentos especializados. No dia 18 de Maio de 1924, grande parte da população acorreu para testemunhar a reabertura do Hospital da Misericórdia, após alguns anos encerrado. No ano de 1981, a Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas iniciou a sua atividade como lar de idosos com as funções de atividades de apoio social para pessoas idosas, com e sem alojamento.

 

O SEU DESENVOLVIMENTO

A Santa Casa, no antigo Hospital, iniciou a sua atividade com doze utentes e quatro funcionárias, sendo o seu Provedor, o Sr. João Murteira, seguindo-se os provedores a D. Maria da Encarnação, e depois o Sr. António Galvão até ao ano de 2012. No ano 2003 construi-se o Edifício C e ano de 2005 foi construído o Edifício B. No ano de 2007 foi construído outro edifício denominado Centro de Noite, mas que passou a Lar de Idosos.

A Instituição foi crescendo ao ritmo das necessidades possíveis, servindo a população.