Páteo Solar

Dispomos de um Páteo Solar! Um recanto acolhedor onde se desenvolvem atividades lúdicas e recreativas, ao ar livre. Este espaço está ao dispor das famílias que quereriam conviver com o seu idoso, em espaço aberto e sem sair das instalações da SCMA.

previous arrow
next arrow
Slider
Slider

Salão Multiusos

A SCMA dispõe de um Salão Multiusos onde se realizam festas, reuniões, formações, é aqui que acolhemos os grandes grupos de peregrinos, etc. É no Salão Multiusos que respondemos às exigências de eventos que requerem um amplo espaço e condições de projecção de imagem e som, pois está equipado com sistemas apropriados.

Salas Comuns

A SCMA dispõe de várias salas comuns e espaços reservados onde os idosos recebem as suas visitas, assistem e participam em diversas atividades e onde uma vez por semana é celebrada a eucaristia.

previous arrow
next arrow
Slider

Venha conhecer os nossos serviços

previous arrow
next arrow
Slider

Berçário

O berçário da SCMA é organizado tendo a criança como o centro da sua ação. Procuramos promover, num espaço de conforto e segurança, o desenvolvimento físico, o reforço da comunicação, as competências cognitivas e interacções sociais de cada criança que acolhemos.

Creche

Na Creche da SCMA é desenvolvido um serviço socio-educativo, para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, onde todas as atividades são pensadas e preparadas para estimular o desenvolvimento progressivo e integral de cada criança. A equipa educativa das salas de Creche é formada por educadoras de infância e auxiliares de acção educativa, que diariamente recebem as crianças e as suas famílias de forma a responder às suas necessidades. O principal objetivo da creche é, em parceria com a família, fomentar o desenvolvimento integral de cada criança, promovendo a sua autonomia e a aquisição de aprendizagens significativas.

previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Circuito de Manutenção

O Circuito de Manutenção da SCMA é um espaço disponível aos nossos utentes bem como a toda a comunidade da vila de Alcáçovas. Este circuito pretender colocar à disposição de todos a oportunidade de praticar exercício físico ao ar livre, num espaço verde de acesso público, atrativo, modernamente equipado para fazer exercícios que podem contribuir para o combate ao sedentarismo, ajudando na promoção da saúde da população contribuindo para a implementação de um estilo de vida saudável.

Faça-nos uma visita

Biblioteca

A Biblioteca da SCMA guarda um extenso arquivo, alguns volumes recentes e uma vasta memória ao serviço da solidariedade. O catálogo da SCMA está disponível para consulta numa base de dados digital e ao dispor de alunos e investigadores.

Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Salão Nobre

O Salão Nobre da SCMA é a sala por excelência dos atos solenes das reuniões oficiais da instituição.

Igreja da Misericórdia

A igreja da Misericórdia é original do reinado de D. João III, fundada a 10 de Setembro de 1551 sendo na altura o donatário da Vila D. Fernando Henriques. É uma igreja com características quinhentistas, foi construído sobre o casario pré-existente na Rua Direita, doado por Margarida Rodriguez. Possui cunhais em granito, e guarnições em calcário branco, o frontão triangular, contém o óculo que ilumina a igreja com luz de nascente o campanário é encimado por um sino de bronze fundido, uma cruz estrelóide e o cronograma de 1749. O Altar-mor é decorado com um retábulo barroco de talha dourada e policromada, constituído por um pórtico de quatro colunas salomónicas decoradas com elementos de invocação mariana.

previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Museu Trigo de Sousa

O Museu Dr. Trigo de Sousa foi inaugurado a 7 de Março de 2013, na parte mais antiga do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas (anterior hospital), em homenagem ao Dr. Adriano Ayres Trigo de Sousa. O Dr. Trigo de Sousa foi um médico bastante prestigiado na Vila das Alcáçovas. Chegou à Vila na década de 40 para ocupar o cargo de médico municipal e mais tarde também viria a ser médico da Misericórdia. Era conhecido como “o médico dos pobres”, pois exercia a sua profissão com grande sentido de solidariedade, prestando auxilio aos mais carenciados sem cobrar nada. Era conhecido como “ o médico dos pobres”, pois exercia a sua profissão com grande sentido de solidariedade, prestando auxilio aos mais carenciados sem cobrar nada.