Procissão do Senhor Morto
Sendo uma tradição secular conferida pelo Compromisso desta Irmandade a realização das cerimónias litúrgicas da Semana Santa, quis esta Mesa Administrativa retomar uma jubilosa expressão de fé com a realização da Procissão do Senhor Morto, em sexta-feira Santa, extinta há mais de meio século na nossa comunidade Paroquial.
A procissão do Senhor Morto, acto religioso estabelecido em Portugal, nos séculos XV e XVI, passou a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa como um dos momentos altos do Tríduo Pascal, o tempo em que se comemora a Paixão de Cristo desde a sua entrada messiânica em Jerusalém até a crucificção e morte de Jesus na cruz. Foi assim que no passado dia 30 de Março, saiu a rua a Procissão do Senhor Morto, onde envolvido pelo silêncio e a luz das tochas e das velas, os fiéis fizeram todo um caminho de penitencia e oração na contemplação da Paixão do Senhor Jesus.
Na resposta de tão jubilosa participação dos Irmãos e demais fieis a Irmandade da Santa Casa continuará a promover de futuro a Procissão em honra ao Senhor Morto.