As celebrações da Semana Santa iniciam-se no Domingo de Ramos, com a celebração de bênção dos ramos na Igreja da Misericórdia, precedida depois por uma breve procissão até à Igreja Matriz. Esta celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na Quinta-Feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor com a Missa da Ceia do Senhor, onde tem lugar o ritual litúrgico do Lava-pés.
Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor e no Sábado Santo, dias de jejum pascal, têm lugar as celebrações da Adoração da Cruz e a Procissão do Senhor Morto.
Procissão, esta, que é ponto alto de toda a tradição da Semana Santa onde os fiéis, num silêncio respeitoso, fazem o percurso de penitencia na Paixão do Senhor terminando com o Seu enterro.
A Irmandade da Misericórdia de Alcáçovas, comprometida com esta tradição secular retomou-a no passado ano e prepara-se para a realizar neste ano, dia 19 de Abril, dando continuidade a esta tradição.
A Vigília Pascal, celebrada na noite de Sábado Santo, recorda a noite em que o Senhor ressuscitou, é considerada como “a mãe de todas as santas vigílias” , nesta vigília a Igreja espera a ressurreição de Cristo, término do Tríduo Pascal.
Domingo de Páscoa a Igreja revestida da luz da Ressurreição do Senhor celebra com alegria e exulta em festa à Cristo que Ressuscitou.