Teve lugar no passado dia 14 de setembro, no âmbito das comemorações do aniversário da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas, a inauguração da Exposição Permanente da Galeria Fotográfica dos/as Ex-Provedores/as.

Fixada no salão de entrada do Edifício Nobre desta Misericórdia, a Exposição, retrata 13 Ex-Provedores/a, apresentando ainda uma lista onde figuram os nomes e respetivos mandatos dos Provedores, entre os períodos compreendidos de 1727 e 1890.

Na cerimónia oficial de Inauguração esteve presente; o representante da União das Misericórdias, os Órgãos Sociais e Rev. Capelão desta Irmandade, os Ex-Provedores, Exma. Srª. D. Maria da Encarnação Fragoso Fernandes, o Exmo. Sr. Dr. Bruno Borges bem como um numeroso auditório de familiares dos Ex-Provedores já falecidos, e alguns Irmãos desta Instituição.

Numa simbólica evocação, o Exmo. Sr. Provedor João, destacou o papel auspicioso dos antigos Provedores, destacando a importância e relevo que, num trabalho comprometido e voluntario, colocaram em prol desta Instituição, possibilitando que esta fosse, aos longo de mais de quatro séculos, aquilo que foi, e é na comunidade em geral, uma Instituição de portas abertas, aos mais desfavorecidos e necessitados.

Mencionou ainda que, este trabalho só foi possível devido ao trabalho de recuperação e organização do Inventário do Arquivo desta Santa Casa da Misericórdia, que possibilitou assim o trabalho de pesquisa na concretização deste projecto.

A cerimónia antecedida de bênção, pelo Rev. Capelão, prosseguiu, com o descerrar de uma placa evocativa, Galeria Dos Ex-Provedores/as, descerrada pelo Exmo. Sr. Provedor que convidou o Exmo. Sr. Ex-Provedor e Exma. Sr.ª Ex-Provedora, presentes, bem como o representante da União das Misericórdias.

Após este simbólico momento, foi servido um porto de honra, aos presentes, que aproveitaram o momento para confraternizar, e recordar os Ex-Provedores já falecidos, bem como inúmeros episódios vividos por todos na história desta Irmandade.